Roy David Frankel é um poeta brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1987. Formado em Engenharia e Letras, atualmente é doutorando em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como engenheiro de letras, Sessão (São Paulo: Luna Parque, 2017) é o seu primeiro livro.
Sessão debruça-se sobre a linguagem usada na Câmara dos Deputados no dia 17 de abril de 2016, há um ano exatamente, quando ocorreu a votação que deu início ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. Neste livro, Roy David Frankel seleciona e recorta as falas (já taquigrafadas) dos deputados que participaram da Sessão 091, compondo um poema que mistura as fronteiras entre literatura, documento e testemunho. A exemplo de diversos experimentos, que vão desde as montagens da "Poesia Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade; passando pela pesquisa do austríaco Heimrad Bäcker nos arquivos nazistas ou pela produção de “documentos poéticos”, de Franck Leibovici; até a edição e reorganização que Lenka Clayton opera no discurso de George W. Bush no vídeo Qaeda, quality, question, quickly, quickly, quiet (2008), entre vários outros exemplos, Sessão desloca materiais de seu contexto de origem para outro lugar, produzindo, com esse gesto, novas ferramentas de descrição dos fatos, valendo-se de recursos poéticos, como o corte dos versos e o espaço em branco. No posfácio ao livro, Eduardo Coelho escreve:
“Por meio do deslocamento de trechos de discursos, que sofrem intervenções em sua forma, Sessão revela uma perspectiva crítica inquestionável. (...) O gesto criativo de Roy David Frankel provoca estranheza. Em diversos momentos da sua obra percebemos um movimento em espiral, de lugares-comuns que se retroalimentam mediante as referências a Deus e à família, ambos protagonistas, no centro das atenções, enquanto o ‘brasileiro’, o ‘Brasil’, etc. ficam à margem dos interesses políticos oficiais e também à margem direita da página. Localizadas no fim da linha, de modo insular, esses termos sinalizam o encaminhamento do que é ‘nosso’, da coisa pública, cada vez mais largamente distanciado da política nacional.”
O livro de Roy David Frankel será lançado hoje no Rio de Janeiro (veja o convite ao fim da postagem).
Abaixo, alguns excertos de Sessão.
EXCERTOS DE SESSÃO, de Roy David Frankel
[14:00]
A lista de presença registra
na Casa
o comparecimento de
265
Senhoras Deputadas e Senhores Deputados.
Está aberta a sessão.
Sob a proteção
de Deus e em nome
do povo
brasileiro
iniciamos nossos trabalhos.
§
A história,
senhores,
não esquecerá
a escolha de cada um.
É chegada a hora de decidir:
que
Brasil
os
brasileiros
que estão lá fora
merecem?
§
Vote consciente.
Vote naquilo que
a sua
consciência
mandar.
Se achar e entender
que deve votar
de um jeito,
vote; se não,
vote de outro.
Amanhã,
estaremos aqui.
§
Sr. Presidente, só para corrigir
aqui uma
situação. Eu quero mandar um
abraço. Eu não mencionei o meu
filho, Paulo
Henrique.
Deputado, isso não é possível.
Paulo
Henrique, é para você, meu
filho.
Um beijo!
§
Neste dia
de glória para o povo
brasileiro,
um nome entrará
para a história nesta
data pela forma como
conduziu os trabalhos desta
Casa: parabéns, Presidente
Eduardo Cunha!
Como vota, Deputado?
.
.
.